terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Redes e Internet: você sabe o que é um endereço IP e suas 5 classes diferentes?



Tudo conectado à internet possui um endereço IP, é inevitável não se ter um quando a rede mundial de computadores está diretamente baseada nisto. Mas, você sabe sabe o que é um endereço IP e, indo mais a fundo, suas 5 classes diferentes?
De maneira bem simples, um endereço IP é como o nome de um país, cidade, rua e número da casa dos nossos computadores (ou outro equipamento conectado), tudo em números. Ele é a forma com que um micro é identificado na internet ou em uma rede interna privada, normalmente esta última encontrada em empresas. Um endereço IPv4, padrão atualmente utilizado (mas que vêm sendo substituido “na força” pelo IPv6) é formado por 32 bits, o que é o mesmo que dizermos que possui quatro octetos representados na forma decimal (ex: 192.168.1.1). Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam qual a máquina dentro desta mesma rede.
Uma vez que são 4 octetos com até 3 números cada (de 0 a 255, com exceção do primeiro octeto que começa em 1), existem 4.228.250.625 de possibilidades diferentes. Com o objetivo de possibilitar a identificação das diversas formas diferentes de redes foram criadas as 5 classes de IPs. São elas a A, B, C, D  e E.
Originalmente, o espaço de endereçamento IP foi dividido em estruturas de tamanho fixo designadas de “classes de endereço”. As principais são a classe A, B e C. Com base nos primeiros bits (prefixos) de um endereço IP, conseguimos facilmente determinar rapidamente a qual a classe pertence de determinado endereço IP.
Classe A
A classe A possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits R.E.E.E, onde R é a rede e E o equipamento) de um endereço IP identifica  a rede e os restantes 3 octetos (24 bits) irão identificar um determinado computador ou equipamento nessa rede. Como exemplo, podemos usar o IP 72.80.140.59 que pertence aos Estados Unidos.
Classe B
A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits R.R.E.E) de um endereço IP identificam  a rede e os restantes 2 octetos (16 bits) irão identificar um determinado equipamento. Como exemplo, temos o 130.20.120.36.
Classe C
Seguindo a linha, IPs de classe C possuem um conjunto de endereços que vão desde 192.0.0.0 até 223.255.0.0, sendo os três primeiros octetos (24 bits R.R.R.E) os que identificam a rede e o último (8 bits) o equipamento. Parte dos endereços do Brasil são assim compostos, como o 201.50.7.250 por exemplo.
Classes D e E
Endereços IP de classe D ou E são endereços especiais e reservados. Em destaque a classe E, que apenas opera em testes. Em suma, não há uma especificação de qual octeto que identifica a rede ou equipamento neles, o que dificultaria a utilização em série.

Resumindo, a classe A permite menos redes com mais equipamentos enquanto a classe C o contrário. Identificar a classe de um IP é simples tendo conhecimento destas informações, e se você quer classificar o seu basta visitar este link para conhecer qual ele é.



Créditos : http://technow.ws ( Lucas Dillmann )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Postagens